|
|
| {{subiu_orn | }} |
{{subiu_num | }} |
{{subiu_orn | }} |
{{subiu_caps | }}
{{subiu_linha | }}
|
|
O rei do Mali que derrubou o preço do ouro no Cairo
No décimo segundo ano de reinado, Mansa Musa cruzou o Egito a caminho de Meca com camelos carregados de ouro, e o metal ficou barato atrás dele.
|
Cairo, 1324: a balança do mercador
|
| ▼ |
| |
|
No décimo segundo ano de reinado, Mansa Musa, rei do Império do Mali, entrou no Cairo em julho de 1324 à frente de uma caravana que tinha acabado de atravessar o Saara rumo a Meca, e passou três meses na cidade distribuindo ouro.
A comitiva impressionou os cronistas do Egito mameluco pelo tamanho e pela carga. Os relatos árabes descrevem milhares de pessoas entre servidores, soldados, parentes e mercadores, além de camelos carregados de ouro em pó e em barras que o rei mandava repartir entre autoridades da corte, comerciantes do mercado e pobres do caminho.
O efeito na cidade coube na lógica de mercado. Metal demais chegando de uma vez só derrubou o poder de compra do ouro no Cairo, e o cronista egípcio Shihab al-Din al-Umari, funcionário da chancelaria mameluca que esteve na cidade doze anos depois da passagem, escreveu em Masalik al-absar (Caminhos do olhar para os reinos das metrópoles, concluído por volta de 1337) que o preço ainda não tinha voltado ao patamar anterior.
Mansa Musa viajava como chefe de Estado. Governava um Estado que ia do Atlântico ao médio Níger e que tirava receita de duas fontes: os campos de ouro de Bambuk, Buré e Galam, no sul, e as rotas de sal e cobre que cruzavam o deserto no sentido norte.
A viagem tinha nome e obrigação. O hajj, a peregrinação a Meca que o islã impõe uma vez na vida a quem tem saúde e recursos, é um dever religioso, e Mansa Musa, muçulmano praticante, cumpriu o dever com o aparato de um chefe de Estado em visita oficial.
O que ele levou na bagagem de volta mudou o desenho das cidades do Níger. Voltou com um poeta e arquiteto andaluz contratado no caminho, com livros comprados no Egito e no Hejaz, e com juristas que ajudariam a instalar no Mali o ensino islâmico formal.
Antes do Cairo, porém, havia um trono herdado num império que o mundo do Mediterrâneo mal sabia existir, e uma pergunta de sucessão que os cronistas registraram da boca do próprio rei.
Continue lendo ↓
|
|
|
|
I A Vida de Hoje
O herdeiro que governava o rio do ouro
|
|
Mansa Musa, cujo nome os cronistas árabes registram como Musa ibn Abi Bakr e a tradição mandinga guarda como Musa Keita, assumiu o trono do Mali por volta de 1312, na linhagem fundada por Sundiata Keita no século anterior. O título mansa significa rei ou imperador na língua mandinga.
O ano de nascimento dele não sobreviveu em nenhuma fonte escrita, árabe ou africana, e por isso ninguém sabe a idade que ele tinha ao entrar no Cairo. As crônicas contemporâneas registram reinado, itinerário e gastos, jamais certidão.
O império que ele recebeu ocupava uma faixa que hoje se espalha por Mali, Senegal, Gâmbia, Guiné, Mauritânia e partes de Burkina Faso e Níger. A capital administrativa ficava em Niani, às margens do rio Níger, e o comércio corria pelas cidades de Timbuktu, Gao e Walata.
A riqueza do Mali vinha de um arranjo simples e rígido: o ouro nascia em campos aluviais no sul, explorados por comunidades que não pertenciam ao Estado, e o rei cobrava imposto sobre a produção e o trânsito. As pepitas grandes ficavam por lei com o mansa, e o ouro em pó circulava como moeda nos mercados.
A outra metade da conta era o sal. Blocos extraídos em Taghaza, no meio do deserto, desciam em caravana e valiam quase o peso em ouro nas cidades do sul, onde o corpo humano precisava de sal e a terra não dava nenhum.
O antecessor de Mansa Musa no trono desapareceu no mar. Al-Umari registrou a explicação que ouviu na corte do Cairo, contada pelo próprio rei do Mali: o soberano anterior mandou duzentas embarcações ao Atlântico para achar o outro lado do oceano, só uma voltou, e ele partiu pessoalmente com uma frota maior e nunca mais deu notícia.
Foi assim que Musa, que governava como substituto durante a ausência, virou rei de fato. A história chegou ao Egito porque ele mesmo a contou a Ibn Amir Hajib, o oficial mameluco encarregado de recebê-lo na capital.
O Mali de Mansa Musa tinha administração muçulmana e base rural mandinga. Ele nomeou governadores de província, manteve exército permanente pago com o ouro do imposto e tomou Gao, capital do reino songhai, incorporando o médio Níger inteiro à rede de estradas e postos do império.
A preparação da peregrinação levou anos e mobilizou província por província. Cada distrito contribuiu com gente, mantimento e carga, e a caravana saiu de Niani em 1324 para cruzar o Saara pela rota de Taghaza e Tuat, o percurso mais longo e mais seguro até o Egito.
|
|
|
|
|
II O Momento que Virou
Cairo, julho de 1324, com a bolsa aberta
|
|
A caravana acampou junto às pirâmides, ao sul do Cairo, e ficou dias sem que o rei se apresentasse ao sultão. Mansa Musa evitava a audiência por um detalhe de protocolo: quem entrava na presença do sultão mameluco al-Nasir Muhammad beijava o chão, gesto que um muçulmano do Mali reservava a Deus.
O impasse durou até que o emissário do sultão propôs a saída diplomática. Mansa Musa entrou, prostrou-se dizendo que se curvava diante de Deus e não do homem, e a audiência seguiu com o sultão cedendo o próprio assento ao visitante.
A troca de presentes foi desproporcional nas duas direções. O rei do Mali distribuiu ouro em pó e em barras entre a corte, os funcionários da chancelaria e os mercadores do bazar, e recebeu do sultão cavalos, roupas de honra e provisões para a comitiva inteira seguir viagem.
O dinheiro entrou no Cairo mais rápido do que a cidade conseguia absorver. Os mercados egípcios operavam com dinares de ouro cunhados, e uma injeção súbita de metal bruto em quantidade desconhecida derrubou o valor de troca da moeda, encarecendo o que se comprava com ela.
Al-Umari, que recolheu depoimentos na cidade por volta de 1336, escreveu que o ouro no Cairo continuava valendo menos do que antes da visita e responsabilizou a passagem do rei do Mali pela queda. A crônica dele é a fonte mais próxima do episódio e sustenta sozinha quase tudo que se conta hoje sobre a cena.
A comitiva seguiu para Meca e cumpriu o hajj entre os peregrinos do ano. Em Meca e em Medina, Mansa Musa comprou livros, contratou letrados e convenceu quatro descendentes do profeta a acompanhá-lo até o Mali, para dar linhagem religiosa reconhecida às mesquitas que pretendia erguer.
A volta pelo Cairo, em 1325, encontrou um rei sem caixa. O ouro tinha acabado entre presentes, compras e esmolas, e Mansa Musa precisou tomar dinheiro emprestado com mercadores egípcios para financiar a travessia do deserto de volta.
Os credores cobraram caro pela urgência, e as fontes árabes registram que o rei aceitou condições ruins e pagou a dívida depois, já no Mali, com remessas de ouro enviadas ao Egito. A operação devolveu aos mercadores do Cairo, com juros, parte do metal que tinha derrubado o preço na praça deles.
No caminho de volta, em Gao, Mansa Musa encontrou o homem que mudaria a arquitetura do Níger: Abu Ishaq al-Sahili, poeta e projetista granadino que conheceu em Meca e trouxe consigo. A folha de pagamento dele entrou para a história como o gasto mais caro da viagem depois do próprio ouro distribuído.
Al-Sahili recebeu, segundo as crônicas árabes, uma soma em ouro para erguer construções em Gao e em Timbuktu. Coube a ele o projeto de uma sala de audiências abobadada em Niani e a obra da mesquita Djinguereber, em Timbuktu, iniciada por volta de 1327 em tijolo de barro cru, madeira e reboco.
|
| |
|