Biografia do Dia   Biografia do Dia
ED 014

A carta que uma escravizada mandou ao governador do Piauí

Em 6 de setembro de 1770, uma mulher escravizada numa fazenda de gado escreveu de próprio punho à autoridade máxima da capitania.

Uma folha manuscrita do século 18 sobre a mesa de uma fazenda de gado do sertão do Piauí, com tinteiro e pena ao lado.

O papel que atravessou 250 anos

▼
 

O Piauí do século 18 era gado, couro e distância.

A capitania foi desmembrada do Maranhão em 1758 e ganhou capital própria em Oeiras, no meio do sertão. O que sustentava a região não era engenho nem mineração: era fazenda de criar boi, espalhada em pontos de água separados por dias de viagem a cavalo.

Uma parte grande dessas terras pertencia à Companhia de Jesus. Os jesuítas eram o maior proprietário rural da capitania, com dezenas de fazendas de gado organizadas em rede, e cuidavam da catequese das pessoas escravizadas dentro das próprias propriedades.

Em 1759 o Estado português expulsou a Companhia de Jesus de todos os domínios do império e confiscou os bens dela. As fazendas do Piauí passaram para a Coroa, viraram as chamadas Fazendas Nacionais e foram entregues a administradores particulares.

Com a terra passou também a gente. Homens, mulheres e crianças que estavam listados como bens do inventário mudaram de mãos por decisão administrativa, e o regime de trabalho e de castigo mudou junto com a assinatura do novo responsável.

Existia, no papel, um caminho de queixa. O súdito podia peticionar à autoridade da capitania, e o governador tinha jurisdição sobre a administração das fazendas confiscadas. O caminho supunha uma coisa que quase ninguém tinha: saber ler e escrever.

A instrução formal na colônia era privilégio estreito. Fora do clero e de uma faixa fina de homens livres com posses, a escrita não circulava, e entre pessoas escravizadas o alfabetismo era raro a ponto de virar exceção documentada quando aparecia.

Nas fazendas dos jesuítas, porém, havia catequese, e catequese passava por leitura de doutrina. Foi por essa fresta que algumas pessoas escravizadas aprenderam a juntar letras dentro do próprio cativeiro.

A vida de hoje é a de uma mulher escravizada numa fazenda de gado do Piauí que sabia escrever, tinha um marido a quilômetros de distância e resolveu usar a única ferramenta que o sistema tinha deixado ao alcance dela.

Continue lendo ↓

 
 

I  A Vida de Hoje

A mulher que aprendeu a juntar letras no curral

Ela vivia numa fazenda de gado que trocou de dono por ordem do rei. Veja o que sobrou de registro sobre a vida dela.

Esperança Garcia viveu na fazenda Algodões, uma propriedade de gado da Companhia de Jesus no território de Nazaré do Piauí, e o que se sabe da vida dela vem quase todo de um único documento escrito pela própria mão. Não há retrato, não há registro de nascimento localizado, não há testamento.

O que existe é o rastro administrativo. Ela aparece como escravizada de uma fazenda inaciana que, depois do confisco de 1759, virou propriedade da Coroa sob administração particular.

A rotina de uma fazenda de gado do sertão não era a do canavial. O trabalho se dividia entre a lida com o rebanho, a roça de subsistência, a casa do administrador, a cozinha e a fabricação de queijo e de couro, e a vigilância era menos densa que na lavoura de exportação porque a distância já fazia o serviço de cerca.

Isso não tornava o regime brando. O administrador tinha poder de castigo físico sem prestação de contas cotidiana, decidia quem ficava em qual curral e podia separar casal e filhos com uma ordem verbal.

A catequese jesuítica deixou uma marca peculiar nessas fazendas. A Companhia batizava, casava e ensinava doutrina às pessoas escravizadas, e a doutrina era ensinada com texto, o que abria a possibilidade de alguém aprender as letras enquanto decorava as orações.

Esperança aprendeu. O documento que ela deixou é escrito em português corrente, com fórmulas de tratamento corretas para se dirigir a uma autoridade colonial, o que indica contato com o modelo de petição usado na época.

Ela era casada e tinha filhos, e a família foi separada por decisão de administração. Esperança foi levada da fazenda Algodões para a fazenda Alagoinha, para servir na casa do capitão-mor Antônio Vieira do Couto, enquanto o marido permaneceu onde estava.

A separação não era acidente do sistema, era ferramenta dele. Distribuir pessoas conforme a necessidade de cada unidade mantinha as fazendas funcionando e desmontava qualquer vínculo capaz de virar organização.

Na casa nova, ela trabalhava sob a mulher do administrador. O relato que ela mesma registra descreve pancadas frequentes, a ponto de uma criança de peito ser atingida junto, e descreve um filho que continuava sem batismo por falta de acesso ao padre.

Faltava tudo, e faltava também o direito de reclamar por dentro. Queixa feita ao administrador voltava contra quem reclamava, porque a mesma pessoa acusada era a que aplicava o castigo.

Sobrava o caminho de fora. Acima do administrador e acima do capitão-mor havia um governador de capitania, nomeado por Lisboa, com autoridade sobre as fazendas que a Coroa tinha confiscado, e esse governador recebia petição por escrito.

 
 

II  O Momento que Virou

Seis de setembro de 1770

O momento que virou tem data exata e endereço: 6 de setembro de 1770, uma folha escrita na fazenda Alagoinha e endereçada a Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, governador da capitania do Piauí.

O gesto começa pela forma. O texto se abre com o tratamento devido à autoridade, se identifica pela condição de escravizada da administração do capitão-mor e segue direto para o assunto, sem rodeio de introdução.

Depois vem o inventário do que estava errado, item por item. Ela relata que foi tirada da fazenda onde vivia com o marido, descreve o tratamento recebido na casa nova, menciona a criança agredida no colo e registra que um filho seu continuava sem batismo.

O pedido é curto e prático. Ela não pede liberdade, não invoca teoria e não faz discurso: pede para voltar à fazenda onde está o marido, pede que o filho seja batizado e pede que os maus-tratos parem.

A escolha de pedir pouco é a parte mais estratégica do documento. Um pedido de alforria seria negado de imediato e sem tramitação; um pedido de reunião familiar cabia dentro das regras da própria administração e obrigava a autoridade a examinar o mérito.

"Eu sou uma escrava de Vossa Senhoria da administração do Capitão-mor Antônio Vieira do Couto."

Esperança Garcia, Carta ao governador do Piauí, 1770

O papel foi escrito, foi enviado e foi arquivado. Não se conhece resposta do governador, não há registro de determinação sobre o caso, e o destino imediato de Esperança depois da carta permanece desconhecido.

O que sobreviveu foi o próprio papel, guardado na papelada da administração colonial e transferido depois para o acervo público do estado. A carta atravessou dois séculos dentro de uma caixa, no meio de correspondência de rotina sobre gado, plantio e cobrança.

A importância do documento não está no desfecho administrativo. Está no fato de existir: é o registro mais antigo conhecido no Brasil de uma mulher escravizada apresentando por escrito, em nome próprio, uma reclamação formal contra o tratamento recebido.

Havia protesto de gente escravizada em toda parte da colônia, e havia muito. Fuga, quilombo, quebra de ferramenta, revolta aberta, envenenamento, negociação verbal com o senhor: o que faltava era o registro na primeira pessoa, porque quem escrevia os autos era sempre o outro lado.

Quase tudo que se sabe do cativeiro brasileiro chegou pela pena de quem lucrava com ele. Inventário, anúncio de jornal, processo criminal, correspondência de senhor de terra: a voz de quem estava embaixo aparece filtrada por escrivão, por advogado e por juiz.

A carta de 1770 rompe a série porque a mão que escreve é a mão de quem sofre o problema. Não há intermediário entre a queixa e o papel, e é essa ausência de intermediário que faz o documento valer como fonte histórica única.

 
 

III  O Que Ficou

A carteira número um

No arquivo: o documento está preservado no Arquivo Público do Estado do Piauí, em Teresina, e ganhou visibilidade nacional em 1979, quando o pesquisador Luiz Mott localizou e publicou o texto, tirando a carta da condição de papel avulso numa caixa de administração colonial.

Na Ordem: em 2017 a seccional do Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil reconheceu Esperança Garcia como a primeira advogada do estado, por ter formulado uma petição em defesa própria antes de existir advocacia formal na região.

No livro: em 2022 uma lei federal inscreveu o nome dela no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, o registro guardado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

A data da carta virou data de calendário. O dia 6 de setembro é marcado no Piauí como o dia de Esperança Garcia, e a efeméride transformou um documento de arquivo em ato público anual, com escola, universidade e entidade de classe usando a data para tratar do tema.

O nome também saiu do papel e foi para a paisagem. Existe escola batizada com o nome dela, existe monumento no estado, e o texto da carta é usado como fonte primária em sala de aula do ensino básico e em curso de direito.

A leitura jurídica do documento é o ponto que mais rendeu. Uma petição feita por quem o sistema tratava como bem móvel, dirigida à autoridade máxima da capitania, é a demonstração de que a pessoa escravizada se percebia como sujeito capaz de reclamar direito, mesmo sem ter direito reconhecido.

O gesto tem parentes na documentação colonial. Petições de pessoas escravizadas por batismo, por casamento e por troca de senhor aparecem em arquivos de várias capitanias, quase sempre escritas por terceiros.

A diferença de Esperança está na autoria direta e na data. Ser a mais antiga conhecida escrita pela própria pessoa escravizada é o que colocou a carta no centro da discussão sobre agência e escrita no Brasil colonial.

O documento também mudou a forma de contar a história do Piauí. A capitania aparecia nos manuais como margem da margem, e a carta deu ao estado um marco documental próprio.

A conta que a carta abriu levou muito tempo para andar. A escravidão só terminou legalmente no Brasil em 1888, cento e dezoito anos depois daquele papel, e o país foi o último das Américas a fazer isso.

O que a carta ensina não é sobre o desfecho, que ninguém conhece. É sobre o cálculo de quem escreveu: usar o único canal formal disponível, pedir o que cabia na regra do outro e assinar embaixo, sabendo que o papel sobreviveria à decisão.

Uma mulher escravizada numa fazenda de gado do sertão escreveu ao governador da capitania e pediu para voltar ao marido. A resposta nunca apareceu, e o papel virou o documento que hoje leva o nome dela para o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

"Qual queixa sua ainda não virou papel escrito e assinado, e por isso não deixou rastro nenhum?"

 
 
Guia Biografia do Dia · Novo
Capa do guia A Carta ao Mecenas

A Carta ao Mecenas

O pedido de meia página que abriu portas grandes, adaptado pro seu email de hoje.

Quero o guia →
 
Quiz da edição

No pedido que fez ao governador do Piauí em 1770, o que Esperança Garcia NÃO pediu?

ASer levada de volta para a fazenda onde estava o marido
BQue o filho fosse batizado
CQue os maus-tratos parassem
DA própria alforria
 
Sua avaliação

Como foi a edição de hoje?

🖋️🖋️🖋️🖋️🖋️  ótima 🖋️🖋️🖋️🖋️  boa 🖋️🖋️🖋️  ok 🖋️🖋️  ruim 🖋️  péssima
 
Recomendação de Newsletter
Arte do Dia

Arte do Dia

Receba uma obra de arte com a história humana por trás. Dois minutos de leitura. Todo dia às 06:06, direto na sua caixa de entrada.

Quero receber →

 
Indique e destrave

Chame mais um leitor pras vidas que ficaram

Cada leitor confirmado pelo seu link sobe um degrau da escada de prêmios.

    
você123
● 3
EDIÇÃO
Colecionador
 
DO MÊS
🥇
Edição de Colecionador do mês
■ 5
ebook A Carta ao Mecenas
ebook A Carta ao Mecenas
▲ 10
ebook O Primeiro Passo de Quem Perdeu Tudo
ebook O Primeiro Passo de Quem Perdeu Tudo
 
 
 
 

Três minutos. Um nome novo pro dia.

Biografia do Dia

BIOGRAFIA DO DIA

Uma vida por dia, e o que ficou dela

💬 WhatsApp·📣 Anuncie·✍️ Newsletter